Notícias de saúde

Depressão no final da gestação dificulta vínculo com o bebê

24 de agosto de 2022 (Bibliomed). Os novos e futuros pais vivenciam transtornos de humor perinatais, com consequências para a capacidade parental, vínculo com o neonato, relacionamentos interpessoais e saúde e bem-estar dos pais. Pesquisas mostram que os transtornos de humor perinatais maternos e paternos estão associados, mas nenhuma revisão sistemática recente abordou a prevalência de transtornos de humor perinatais em mães e pais (díade parental). Assim, fica a questão: com que frequência mães e pais apresentariam transtornos de humor perinatais?

Pesquisadores buscaram examinar a prevalência de transtornos de humor perinatais em díades parentais e identificar fatores associados a transtornos de humor perinatais em díades parentais.

Nesta revisão sistemática e metanálise de 23 estudos com 29.286 casais, até 3,18% das díades parentais (pais e mães) apresentaram depressão perinatal, e a prevalência foi maior no período pós-natal tardio (3-12 meses). Não havia dados suficientes sobre a ansiedade perinatal dos pais para tirar quaisquer conclusões.

Esses achados sugerem que os profissionais de saúde que cuidam de pais novos ou futuros devem estar cientes de que ambos os pais podem apresentar estes distúrbios de humor perinatais concomitantemente, com consequências para sua saúde e bem-estar, bem como para o bebê.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.18969. (Texto completo)

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários