Notícias de saúde

Poluição do ar pode causar aterosclerose em jovens

05 de agosto de 2022 (Bibliomed). A contribuição da poluição do ar para a aterosclerose subclínica em uma população jovem permanece limitada. Recente estudo teve como objetivo avaliar se a exposição prolongada a poluentes atmosféricos urbanos aumenta a espessura médio-intimal da carótida (EMIC) em adolescentes e adultos jovens.

Este estudo incluiu 789 indivíduos com idades entre 12 e 30 anos que viviam na metrópole de Taipei de uma coorte de jovens taiwaneses. Os endereços residenciais foram geocodificados e as concentrações médias anuais de material particulado (MP) de diferentes diâmetros, por exemplo, MP10, MP2,5-10, MP2,5 e óxidos de nitrogênio (NOX), foram avaliadas usando modelos de regressão de uso do solo. A estratégia de mínimos quadrados generalizados com termo de erro para considerar o efeito de agrupamento de endereços de residência entre indivíduos foi utilizada para examinar as associações entre poluição do ar urbano e EMICs.

Após o ajuste para possíveis fatores de confusão, descobrimos que os aumentos da faixa interquartil em MP2,5 (8,2µg/m3) e NOX (17,5µg/m3) foram associados a EMICs 0,46% e 1,00% mais elevadas, respectivamente. Análises estratificadas mostraram que as relações entre EMIC e MP2,5 e NOX foram mais evidentes em indivíduos com 18 anos ou mais, do sexo feminino, não fumantes, não hipertensos e não hiperglicêmicos do que em seus respectivos pares.

O estudo verificou que a exposição a longo prazo ao MP2,5 e NOX está associada à aterosclerose subclínica em uma população jovem. Idade, sexo e estado de saúde podem influenciar a vulnerabilidade da aterosclerose subclínica associada à poluição do ar.

Fonte: Journal of Adolescent Health. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2022.03.004.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários