Notícias de saúde

Tamanho da família pode influenciar a função cognitiva na vida adulta

13 de junho de 2022 (Bibliomed). O declínio cognitivo é uma preocupação generalizada à medida que as populações envelhecem. No entanto, o envelhecimento da população é parcialmente impulsionado por uma diminuição da fecundidade, e o tamanho da família pode influenciar o funcionamento cognitivo na vida adulta.

Estudos anteriores mostraram que o histórico de fertilidade está associado à cognição no final da vida, mas ainda não está claro se a relação é causal.

Em um novo estudo, pesquisadores usaram uma abordagem de variável instrumental e dados da Pesquisa de Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa para examinar se ter três ou mais filhos versus dois filhos afeta a cognição no final da vida. Os pais geralmente preferem ter pelo menos um filho e uma filha.

Os autores exploraram assim a composição sexual dos dois primeiros filhos como fonte de variação exógena na probabilidade de ter três ou mais filhos. Os resultados indicam que ter três ou mais filhos versus dois filhos tem um efeito negativo na cognição tardia. Este efeito é mais forte no norte da Europa, talvez porque a maior fecundidade diminui os recursos financeiros, mas não melhora os recursos sociais nesta região.

Segundo os autores, o efeito negativo de ter três ou mais filhos na função cognitiva não é negligenciável, equivale a 6,2 anos de envelhecimento. Isso sugere que a diminuição da proporção de europeus com três ou mais filhos pode ter implicações positivas para a saúde cognitiva da população idosa.

Estudos futuros devem abordar os efeitos potenciais de não ter filhos ou ter um filho na cognição tardia e explorar os mecanismos de mediação.

Fonte: Demography. DOI: 10.1215/00703370-9930490.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários