Notícias de saúde

Estresse durante a gravidez afeta o desenvolvimento do cérebro do bebê

31 de maio de 2022 (Bibliomed). Bebês nascidos de pessoas que experimentam níveis elevados de ansiedade, depressão e estresse durante a gravidez veem mudanças nas principais características do cérebro que afetam o desenvolvimento cognitivo aos 18 meses, mostrou estudo realizado por pesquisadores da

Para este estudo, os pesquisadores acompanharam 97 gestantes e seus bebês. Todas as participantes grávidas eram saudáveis, a maioria tinha algum nível de escolaridade e estava empregada. Foram usados questionários autorrelatados validados para medir ansiedade, depressão e estresse em participantes grávidas. Os volumes cerebrais fetais foram medidos a partir de imagens tridimensionais reconstruídas derivadas de exames de ressonância magnética. O desenvolvimento do cérebro aos 18 meses foi medido usando escalas e avaliações validadas.

Os resultados mostraram que em exames de ressonância magnética dos cérebros dos bebês incluídos no estudo, aqueles cujas mães relataram altos níveis de estresse durante a gravidez tinham evidências de volumes maiores do hipocampo esquerdo, que o que ajuda o cérebro a processar informações e controla a memória e tem sido associado à função cerebral, aprendizado e doenças mentais.

Enquanto no útero, os bebês, ainda fetos, viram mudanças no volume do hipocampo esquerdo, o que poderia explicar os problemas de neurodesenvolvimento observados após o nascimento. Depois que nascem e se tornam bebês, essas crianças podem experimentar problemas socioemocionais persistentes e ter dificuldade em estabelecer relacionamentos positivos com outras pessoas, incluindo suas mães.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.9244.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários