Notícias de saúde

O que pode aumentar a expectativa de vida?

26 de maio de 2022 (Bibliomed). Dependendo dos genes individuais das pessoas, o corpo de um indivíduo pode estar destinado a um futuro longo e saudável que se estende por décadas. A dieta que cads pessoa ingere - e a maneira como a come - pode determinar quantos desses dias previamente determinados serão passados em boa constituição física

O gerontologista Valter Longo, da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, está convencido de que há uma fórmula ideal para jejuar e fazer dieta que pode dar a cada pessoa a melhor chance de maximizar nossa expectativa de vida individual. Para descobrir como seria essa fórmula, Longo e sua colega Rozalyn Anderson, da Universidade de Wisconsin, exploraram a literatura sobre longevidade e nutrição em uma variedade de seres vivos, relacionando tudo à nossa própria espécie.

É claro que um único método prescrito de alimentação provavelmente não se tornará uma abordagem única. Assim como as variações nos hábitos alimentares apresentam uma série de prós e contras para a saúde de outras espécies, nossas próprias diferenças de genes e estágios de desenvolvimento determinarão os riscos e benefícios de diferentes itens alimentares.

Pessoas com mais de 65 anos, por exemplo, podem precisar adicionar um pouco mais de proteína em sua dieta, apenas para garantir que seus corpos tenham bastante material para aumentar a massa corporal e se proteger contra a crescente fragilidade.

O estudo de Longo e Anderson publicado na revista Cell busca fornecer uma base sólida para a pesquisa em andamento no campo das dietas de longevidade, que poderia mover a discussão e fornecer aos especialistas em saúde uma dieta baseada em evidências que realmente proporcionará vidas mais longas. Os autores focaram em estratégias nutricionais viáveis que podem retardar o envelhecimento e/ou prevenir doenças por meio de estudos epidemiológicos, de organismos modelo, clínicos e centenários e enfatizamos a necessidade de evitar a desnutrição e a fragilidade. Essas descobertas são integradas para definir uma dieta de longevidade com base em uma abordagem multi-pilares ajustada para idade e estado de saúde para otimizar a vida e a saúde em humanos.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar os detalhes (pesquisa que Longo já está planejando), os tipos de alimentos que podemos querer focar em nossas listas de compras já estão bastante claros. Trabalhar com um profissional de saúde é a melhor maneira de adaptar essas necessidades a indivíduos específicos.

Fonte: Cell. 2022. PMID: 35487190 Review.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários