Notícias de saúde

Obesidade infantil aumenta risco de diabetes tipo 1

25 de maio de 2022 (Bibliomed). A crescente prevalência de obesidade infantil tem sido postulada como uma explicação para o aumento da taxa de indivíduos diagnosticados com diabetes tipo 1 (DM1).

Em um novo estudo, pesquisadores analisaram dados genéticos humanos de 454.023 indivíduos do Biobank do Reino Unido e 15.573 casos de diabetes tipo 1 de outras coortes e aplicaram a técnica científica de Mendelian Randomization (MR) para fornecer evidências de que a adiposidade infantil aumenta o risco de diabetes tipo 1. Como os alelos genéticos de um indivíduo são fixados no nascimento, a MR é tipicamente mais robusta a fatores de confusão do que os estudos epidemiológicos convencionais. Além disso, quando a adiposidade difere entre os indivíduos, se essa diferença é devido a influências ambientais (como dieta ou exercício) ou é devido a influências genéticas, não mudará o risco aumentado de doença causado pela adiposidade. Isso significa que as inferências sobre as consequências da obesidade sobre o risco de doença de estudos de MR podem ser mais confiáveis ??do que de estudos observacionais convencionais. Os autores deste estudo foram pioneiros em um avanço recente no campo usando MR para separar as contribuições independentes da adiposidade em momentos distintos da vida (ou seja, durante a infância e a idade adulta).

Ao aplicar esta técnica, os resultados do estudo suportam a inferência de que uma maior adiposidade no início da vida aumenta o risco de diabetes tipo 1 entre os indivíduos e que o aumento da prevalência de obesidade infantil provavelmente contribui para o aumento do número de casos de diabetes tipo 1. Para fins comparativos, a equipe também investigou as consequências da adiposidade infantil em outras doenças com componente imunológico, como asma, eczema e hipotireoidismo. Eles mostram que, embora a obesidade infantil aumente o risco dessas outras doenças, isso provavelmente se deve a uma consequência a longo prazo do excesso de peso por muitos anos ao longo da vida.

Os achados apoiam um papel causal para o maior tamanho corporal na infância no risco de ser diagnosticado com DM1, enquanto sua influência sobre outras doenças imuno-associadas é provavelmente explicada por um efeito de longo prazo de permanecer acima do peso por muitos anos ao longo da vida.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41467-022-29932-y.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários