Notícias de saúde

Crianças muito magras podem sofrer de diabetes tipo 1

25 de junho de 2012 (Bibliomed). Muito se fala sobre o perigo da obesidade infantil e os malefícios que essa pode trazer para a saúde. Contudo, crianças muito magras também merecem atenção, pois a magreza excessiva pode ser sintoma do Diabetes Tipo 1.

O Diabetes Tipo 1, popularmente conhecido como Infantil, ocorre quando o corpo cria anticorpos apara atacar as próprias células de insulina, que são responsáveis por levar glicose às células para que haja queima e produção de energia. Altas doses de glicose acumuladas no sangue, a longo prazo, podem trazer complicações nos olhos, rins, nervos e coração.

Segundo os especialistas, quando uma criança apresenta alterações na alimentação e hidratação, como aumento da fome, maior necessidade de ingestão de água e perda de peso, é hora de procurar um especialista.

O Diabetes Tipo 1 é uma doença autoimune, por isso,não existem medidas preventivas para a doença, nem causas pontuais para o desenvolvimento da doença.  Contudo, apenas as boas práticas alimentares podem reduzir riscos de crianças propensas a desenvolverem enfermidade.

A criança diabética Tipo 1 já nasce com a doença, que parte de uma predisposição genética a ter alguma alteração nos genes do sistema de defesa. Segundo pesquisadores, pessoas com diabetes tipo 1 são mais predispostas a desenvolver o Tipo 2 da doença. Por isso, é preciso tomar medidas para que o Tipo 1 não evolua para esse quadro.

O grande vilão do Diabetes Tipo 2 é o sobrepeso/obesidade, sendo mais associado a adultos. Contudo, há crianças que já apresentam esse quadro devido ao descontrole alimentar. O melhor tratamento preventivo é a alimentação balanceada desde cedo.

Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa, 20 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários