Notícias de saúde

Pacientes com esquizofrenia precisam de atenção especial durante pandemia

24 de maio de 2022 (Bibliomed). A pandemia da doença por coronavírus 19 (COVID-19) está tendo um impacto crítico nos sistemas de saúde em todo o mundo, bem como na saúde mental da população em geral; no entanto, estão surgindo atualmente evidências sobre o impacto da pandemia de COVID-19 em pessoas que vivem com esquizofrenia e no início de sintomas psicóticos. A esquizofrenia é o segundo maior preditor de morte por COVID-19, superado apenas pela velhice, mas esse fator de risco para a saúde mental é pouco reconhecido.

Fatores biopsicossociais complexos estão subjacentes à associação entre esquizofrenia e COVID-19 e podem incluir perda de emprego, diminuição do acesso aos cuidados de saúde, falta de apoio ou impacto na imunidade.

De uma perspectiva social, os pacientes com esquizofrenia precisam de melhores programas para aumentar o emprego e a renda; os médicos podem abordar a falta de conhecimento dos pacientes sobre o COVID-19, educando-os sobre a doença e participando de consultas virtuais de saúde.

As pessoas que vivem com esquizofrenia têm um risco aumentado de COVID-19 e apresentam piores resultados relacionados ao COVID-19, incluindo mortalidade. Apresentam baixos níveis de informação e preocupação quanto à possibilidade de contágio e infecção, mas apresentaram níveis substancialmente estáveis ??de sintomas psicóticos e até aumento do bem-estar subjetivo durante a pandemia. O SARS-CoV-2, bem como o prolongado isolamento social e a disseminação de desinformação, parecem ser responsáveis ??em alguns casos pelo aparecimento de sintomas psicóticos.

Os médicos devem informar e educar seus pacientes sobre os riscos relacionados à infecção por SARS-CoV-2 e COVID-19 e sobre as precauções que devem adotar para evitar o contágio. Atenção especial deve ser dedicada à manutenção da continuidade dos cuidados, especialmente em pacientes frágeis. A telemedicina pode representar um suporte válido, mas as visitas presenciais em alguns casos continuam sendo essenciais. A hipótese de um papel direto da infecção viral no aparecimento de transtornos psicóticos é atualmente debatida, pois o envolvimento viral do sistema nervoso central parece ser pouco frequente na COVID-19.

Fonte: Current Opinion in Psychiatry. DOI: 10.1097/YCO.0000000000000702.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários