Notícias de saúde

Combinação de medicamentos é promissora como pílula anticoncepcional

18 de maio de 2022 (Bibliomed). Uma nova combinação de medicamentos é eficaz na prevenção de gravidezes indesejadas e pode servir como uma opção na contracepção de emergência, ou controle de natalidade, para mulheres, mostrou estudo da Stanford Health Care em Palo Alto, nos Estados Unidos.

A combinação de acetato de ulipristal, um medicamento usado como medicamento contraceptivo de emergência com o analgésico meloxicam se mostrou altamente eficaz em interromper a ovulação no pico da fertilidade. O pico de fertilidade é o ponto no ciclo de ovulação da mulher em que o risco de gravidez é maior devido à alta produção de óvulos nos ovários.

A droga acetato de ulipristal interrompe a ovulação, mas apenas se for tomada antes do início do período lúteo. No entanto, medicamentos como o meloxicam, parte de uma classe de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides chamados inibidores de COX-2 usados ??na medicina da dor, ainda podem interromper a ovulação mesmo após o início do período lúteo. Período lúteo são os dias antes da ovulação, período em que a interrupção da ovulação é mais difícil e quando a fertilização do óvulo é mais provável de ocorrer.

Para ver se as duas drogas poderiam funcionar quando combinadas - mesmo após o início do período lúteo - os pesquisadores testaram em 10 mulheres saudáveis ??com idades entre 18 e 35 anos, todas com períodos regulares ou ciclos menstruais. Cada mulher foi monitorada através de dois ciclos menstruais, incluindo um ciclo de linha de base para identificar padrões ovulatórios normais e um ciclo de tratamento, quando os participantes receberam uma dose combinada de acetato de ulipristal e meloxicam - a 30 miligramas cada - na época do período.

As participantes foram submetidas a exames de ultrassom e testados para os principais hormônios para identificar seus respectivos períodos lúteos e se a ovulação ocorreu ou foi interrompida. Das nove mulheres que completaram os dois ciclos, seis tiveram a ovulação interrompida e oito preencheram os critérios para ovulação incompleta.

Os autores ressaltam que este foi um estudo pequeno, mas os resultados se mostram promissores, uma vez que a combinação de acetato de ulipristal e meloxicam pode interromper a ovulação quando o risco de concepção é maior. Eles explicam que, com base nos resultados desse estudo, a combinação desses medicamentos é uma boa candidata para novos estudos.

Fonte: BMJ Sexual and Reproductive Health. DOI: 10.1136/bmjsrh-2021-201446.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários