Notícias de saúde

Xingar palavrões pode fazer bem para a saúde

10 de maio de 2022 (Bibliomed). Sabe quando falamos para as crianças que xingar "palavrões" é feio? Pois bem, pode até não ser esteticamente bonito, mas segundo estudo da Universidade Keele, no Reino Unido, pode fazer bem para a saúde física e mental.

De acordo com os autores, o palavrão cumpre funções positivas, inclusive beneficiando o alívio da dor e a força física. Eles realizaram dois experimentos avaliando um possível mecanismo psicológico, o aumento da desinibição do estado, para o efeito do palavrão na força física.

Os dois estudos incluíram medidas de desempenho físico avaliando preensão e força do braço, além de usar o Balloon Analogue Risk Task (BART) para medir o comportamento de risco. O segundo experimento avaliou, também, o fluxo, emoção incluindo humor, distração incluindo novidade, autoconfiança e ansiedade.

Os experimentos 1 e 2 descobriram que repetir um palavrão beneficiava a força física e aumentava o comportamento de risco, mas o comportamento de risco não mediava o efeito da força. O experimento 2 descobriu que repetir um palavrão aumentava o fluxo, a emoção positiva, o humor, a distração e a autoconfiança. O humor mediava o efeito dos palavrões na força física.

Segundo os pesquisadores, o xingamento influenciou vários construtos relacionados à desinibição do estado, incluindo o aumento da autoconfiança. O humor pareceu mediar o efeito do palavrão na força física, consistente com uma explicação das cognições quentes da desinibição do estado induzida pelo palavrão. No entanto, como este efeito de mediação fez parte de uma análise exploratória, é necessária mais investigação experimental pré-registada, incluindo medidas de humor validadas.

Fonte: Quarterly Journal of Experimental Psychology. DOI: 10.1177/17470218221082657.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários