Notícias de saúde

Boas vibrações amorosas entre casais maduros aumentam tempo de vida

10 de maio de 2022 (Bibliomed). A Teoria da Ressonância da Positividade do afeto positivo co-experimentado descreve momentos de conexão interpessoal caracterizados por afeto positivo compartilhado, sincronia não verbal de cuidado e sincronia biológica.

Um estudo longitudinal examinou se a ressonância da positividade nas interações de conflito entre 154 casais prediz trajetórias de saúde acima de 13 anos e longevidade acima de 30 anos. Foram usadas avaliações contínuas de afeto dos casais durante as interações para capturar o afeto positivo co-experimentado e as respostas fisiológicas contínuas para capturar a sincronia biológica entre os cônjuges.

Para este o estudo, os pesquisadores codificaram meticulosamente centenas de conversas gravadas em vídeo para rastrear até que ponto os casais exibiam ressonância de positividade.

As conversas de conflito de 15 minutos foram classificadas, identificando emoções positivas e negativas individuais e compartilhadas com base no que os cônjuges estavam dizendo, suas expressões faciais, tom de voz e linguagem corporal.

Em seguida, eles identificaram momentos de sincronia positiva entre os cônjuges com base nas lembranças dos próprios casais de como eles estavam se sentindo enquanto assistiam a vídeos de suas conversas.

As gravações de vídeo de 15 minutos foram então analisadas em busca de sinais de sincronia não verbal e "espelhamento" inconsciente, que são gestos que sinalizam amor, carinho e conexão, como sorrisos, acenos de cabeça e inclinações para a frente.

Os pesquisadores também identificaram momentos em que os batimentos cardíacos de ambos os parceiros diminuíram ou aceleraram simultaneamente quando eles estavam expressando emoções positivas.

As associações foram robustas ao contabilizar os sintomas iniciais de saúde, características sociodemográficas, comportamentos relacionados à saúde e afeto positivo experimentado individualmente.

Independentemente de terem sido usadas toda a gama de medidas biológicas e comportamentais de ressonância de positividade ou uma única medida holística, verificou-se que os cônjuges em relacionamentos com alta ressonância de positividade tiveram declínios mais leves em sua saúde nos 13 anos seguintes e eram mais propensos a ainda estarem vivos depois de 30 anos.

Fonte: Journal of Personality and Social Psychology. DOI: 10.1037/pspi0000385.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários