Notícias de saúde

Mercosul Ganha Conselho Empresarial para Prevenção da Aids

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os países do Mercosul ganharam na quinta-feira um conselho que deve promover, entre as empresas da região, políticas de prevenção e conscientização sobre HIV/Aids.

O lançamento do primeiro grupo regional empresarial com esse objetivo foi feito no Rio por representantes de Brasil, Argentina e Paraguai durante o Fórum 2000, evento que discute a colaboração técnica entre países da América Latina e do Caribe.

No Brasil, uma organização nesses moldes já existe há dois anos. O Conselho Empresarial Nacional de DST/Aids conta com a participação de 23 empresas de grande porte, que somam um número de funcionários estimado em 500 mil.

"A partir dessa iniciativa houve um movimento para os demais países. A Argentina já criou o seu conselho e o Uruguai e Chile (membro convidado do bloco) estão em processo para criá-los", disse Pedro Chequer, coordenador do Programa das Nações Unidas para Aids (Unaids) para a América Latina.

O objetivo do Conselho Empresarial do Mercosul para Prevenção de Aids é incentivar ações, que já existem em algumas empresas da região, para que se invista em programas que divulguem a prevenção e tentem reduzir a discriminação entre os empregados. "A idéia é ter um núcleo de empresas mais abrangente e a partir da" agregar experiência a outras empresas para a prevenção e controle do HIV/Aids", disse Chequer.

De acordo com Nicolas Santoro, presidente do conselho criado há duas semanas na Argentina, a cada 1 dólar investido na prevenção pela empresa estima-se que haja uma economia de 36 dólares em tratamento. "Deve-se conscientizar o empresariado de que isso não é um gasto, é uma prevenção", disse Santoro que representa a Dupont da Argentina.

O trabalho dentro das companhias é basicamente educativo, e o objetivo é divulgar formas de evitar o contágio e incentivar a não-discriminação, segundo Dinerges Toniolo, da Nestlé, que representou o presidente do conselho brasileiro Carlos Faccina. Mas há algumas companhias que também oferecem tratamento e acompanhamento, acrescentou.

Além de ações dentro da própria empresa, que acabam chegando ao familiares dos funcionários também e até às demais pessoas da comunidade, algumas companhias utilizam seus produtos ou ações de marketing dirigidas para incentivar formas de evitar o contágio. Exemplo disso são cartões telefônicos informativos vendidos pela Telepar, que faz parte da Brasil Telecom, e divulgação de produtos de marcas destinadas à faixa etária jovem acompanhada da distribuição de preservativos.

Segundo Chequer, um ponto importante da participação da iniciativa privada é ajudar na política de prevenção que muitas vezes não chega a ser feita pelo governo. Ele citou o exemplo do Chile, em que houve grande rejeição da população a campanhas oficiais para uso de preservativos, que acabaram sendo interrompidas, e o caso da Argentina, onde só agora haverá uma campanha para uso de camisinhas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários