Notícias de saúde

Dose menor de tocilizumabe é eficaz no tratamento de COVID-19

20 de abril de 2022 (Bibliomed). O tocilizumabe é um medicamento para artrite reumatoide que se tornou o padrão de tratamento para o tratamento de COVID-19 grave, mas a alta demanda e as limitações de produção levaram à escassez do medicamento em muitos países. Um novo estudo mostrou que uma dosagem menor do medicamento é tão eficiente quanto a dosagem padrão utilizada atualmente, o que pode fazer com que o medicamento renda mais e possa ser utilizado em mais pacientes.

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, nos Canadá, e da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, compararam resultados de três grupos de pacientes com COVID-19: o primeiro com 40 pacientes que receberam a dose baseada no peso; o segundo com 59 pacientes que receberam a dose fixa; e o terceiro com 53 pacientes que não receberam tocilizumabe e atuaram como controle grupo.

Entre os pacientes que receberam qualquer dose de tocilizumabe, as medidas de inflamação caíram mais de 90% em cinco dias, o que foi significativamente maior do que no grupo controle. As taxas de mortalidade em 28 dias foram semelhantes nos três grupos de pacientes.

Fonte: Lancet Regional Health - Americas. DOI: /10.1016/j.lana.2022.100228.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários