Notícias de saúde

Dois terços dos relacionamentos amorosos começaram com amizade

30 de março de 2022 (Bibliomed). Como começa um novo relacionamento amoroso? Segundo estudo da Universidade de Victoria, no Canadá, mais de dois terços de todos os relacionamentos românticos começam como amizades.

Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 1.900 estudantes universitários e adultos, e descobriram que para 68%, o relacionamento atual ou mais recente começou como uma amizade. Esses números foram ainda maiores entre pessoas na casa dos 20 anos e em pessoas que se identificaram como LGBTQ +, com cerca de 85% dos casais começando como amigos.

Os pesquisadores disseram que essa iniciação do romance com os amigos é muitas vezes esquecida pelos pesquisadores. Eles revisaram uma amostra de estudos anteriores e descobriram que 75% deles focavam em uma centelha de romance entre estranhos. Cerca de 8% dos estudos anteriores na amostra analisaram o desenvolvimento do romance entre amigos ao longo do tempo.

Os dados mostraram que, entre estudantes universitários, muitos foram amigos por um ou dois anos antes de se tornarem casais. Além disso, a maioria disse que não fez amizades com intenções românticas ou atração física, e quase metade disse que preferia desenvolver um relacionamento romântico dessa forma.

Para os pesquisadores, é possível que a proximidade desempenhe um papel importante no processo e ressaltam que estudos sobre relacionamentos de longo prazo mostram que o que os torna bem-sucedidos é algo chamado de intimidade baseada na amizade, que pode ser definida como um vínculo de amizade entre parceiros românticos e é considerada por muitos como a base para um bom relacionamento romântico.

Fonte: Social Psychological and Personality Science. DOI: 10.1177/19485506211026992.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários