Notícias de saúde

Dia Mundial do Transtorno Bipolar: entenda mais sobre essa doença

30 de março de 2022 (Bibliomed). Hoje, 30 de março, é comemorado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Esta é uma doença psiquiátrica crônica caracterizada pela alternância, algumas vezes súbitas, de episódios de depressão e euforia. Estima-se que ela afete entre 1% e 2,4% da população mundial, afetando, principalmente, adultos jovens.

A data foi escolhida em homenagem ao pintor holandês Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado como provável portador do transtorno, e que nasceu em 30 de março de 1853. Entre as celebridades que já falaram abertamente que foram diagnosticadas com bipolaridade estão as cantoras Rita Lee, Mariah Carey e Demi Lovato, os atores Maurício Mattar, Catherine Zeta-Jones, Linda Hamilton e Carrie Fisher, e a compositora Lily Allen.

A doença não tem uma causa exata definida, mas estudos sugerem que pode estar relacionada a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, podendo ser de ordem genética ou ocasionada pelo uso de substâncias psicoativas, como anfetaminas, álcool e cocaína, entre outras.

O diagnóstico do Transtorno Bipolar é considerado complexo dentro da psiquiatria, e pode demorar, em média, dez anos para ser estabelecido. Para chegar a um diagnóstico conclusivo, o psiquiatra analisa o histórico do paciente, assim como o histórico familiar de perturbação do humor ou suicídio e ausência de resposta ao tratamento com antidepressivos.

Apesar de não ter cura, o Transtorno Bipolar tem tratamento. Este é feito com base nos sintomas apresentados, e podem envolve o uso de medicamentos estabilizadores do humor, anticonvulsivantes e antipsicóticos. A adesão ao tratamento é fundamental para reduzir a recorrência de crises, controlar os sintomas e evolução do transtorno, além da intensidade dos eventuais episódios.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed. 30 de março de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários