Notícias de saúde
16 de março de 2022 (Bibliomed). A pandemia de COVID-19 aumentou significativamente os casos de doenças mentais. Fatores como perda de emprego e renda, isolamento social, insegurança alimentar, discriminação racial e abuso de substâncias fizeram com que mais pessoas em todo o mundo desenvolvessem ou agravassem condições que podem ser potencialmente fatais.
Embora ser vacinado contra o COVID-19 proteja contra infecções, novas pesquisas confirmam que também pode ajudar a aliviar o estresse desencadeado pela pandemia.
Realizado por pesquisadores da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, o estudo examinou dados de mais de 8.000 adultos nos EUA que foram ntrevistados regularmente entre março de 2020 e junho de 2021 como parte do estudo Understanding Coronavirus in America.
A análise mostrou que os adultos que receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19 entre dezembro de 2020 e junho de 2021 relataram uma redução de 7% no sofrimento mental em relação aos níveis médios antes da vacinação. Essa redução foi parcialmente explicada por um declínio na percepção dos riscos associados à pandemia depois que as pessoas foram vacinadas.
Os pesquisadores descobriram que a vacinação estava associada a um declínio de 7,8 pontos percentuais no risco percebido de infecção, um declínio de 6,9 ??pontos percentuais no risco percebido de hospitalização e um declínio de 4,7 pontos percentuais no risco percebido de morte. Esses impactos duraram e se tornaram mais fortes até pelo menos oito semanas após a vacinação.
Fonte: American Journal of Preventive Medicine. DOI: 10.1016/j.amepre.2021.11.006.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também