Notícias de saúde

Bom colesterol elevado aumenta risco de morte cardiovascular

03 de março de 2022 (Bibliomed). Estudos anteriores mostraram redução do risco cardiovascular com o aumento dos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-C), o assim chamado “bom coletesterol”. No entanto, dados recentes na população geral mostraram aumento do risco de resultados adversos em concentrações muito altas de HDL-C. Assim, o objetivo de um novo estudo foi o de avaliar a relação específica de gênero entre níveis muito elevados de HDL-C (>80, >100mg/100 ml) e desfechos cardiovasculares adversos e a base genética na população geral inscrita no Biobank do Reino Unido. Um total de 415.416 participantes inscritos no Biobank do Reino Unido sem doença arterial coronariana foram incluídos neste estudo de coorte prospectivo, com acompanhamento médio de 9 anos.

O estudo consistiu em 415.416 participantes sem doença arterial coronariana inscritos no Biobank do Reino Unido. O período médio de acompanhamento foi de 9 anos. Os investigadores definiram níveis elevados de HDL-C como sendo >80mg/100ml. Os desfechos primários do estudo foram morte por todas as causas e morte cardiovascular.

Após ajuste para múltiplas variáveis, como idade e tabagismo, um alto nível de HDL-C foi associado a um risco aumentado de mortalidade por todas as causas e morte cardiovascular, com uma razão de risco de 1,11 e 1,24, respectivamente.

Os investigadores também realizaram uma análise estratificada por gênero para determinar se um alto nível de HDL-C estava associado a resultados adversos em homens e mulheres. No entanto, altos níveis de HDL-C foram associados a riscos aumentados de morte cardiovascular e morte por todas as causas em homens, mas não em mulheres.

Os pesquisadores relataram uma razão de risco de 1,79 para morte por todas as causas e 1,92 para morte cardiovascular em homens e uma razão de risco de 0,97 para morte por todas as causas e 1,04 para morte cardiovascular em mulheres.

Fonte: American Journal of Cardiology. 2022 Jan 13:S0002-9149(21)01187-5.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários