Notícias de saúde

COVID-19 pode causar mais derrames incapacitantes

02 de março de 2022 (Bibliomed). Os derrames causados ??pelo COVID-19 parecem ser mais incapacitantes e mortais do que aqueles não associados à doença infecciosa, segundo um novo estudo do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos.

Segundo os autores, cerca de um terço dos pacientes com COVID-19 desenvolve complicações neurológicas, e muitos chegam aos hospitais com derrames isquêmicos (fluxo sanguíneo bloqueado para o cérebro). As descobertas também sugerem que pacientes de áreas menos ricas podem estar em maior risco de complicações graves do COVID-19, como acidente vascular cerebral, porque eram menos capazes de seguir medidas de proteção, como distanciamento social ou trabalhar em casa.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram registros médicos de 230 pacientes com AVC isquêmicos em 30 centros de tratamento de AVC nos EUA e Canada entre meados de março e agosto de 2020, durante a primeira onda da pandemia de COVID-19.

Cerca de metade (51%) dos pacientes se saíram mal e 39% morreram no hospital ou dentro de 30 dias após a alta. Em comparação, dados de grandes ensaios clínicos realizados antes da pandemia descobriram que a taxa geral de mortalidade de pacientes com AVC isquêmico era de cerca de 28%.

Fonte: Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry. DOI: 10.1136/jnnp-2021-328354.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários