Notícias de saúde

Covid-19 + vacinação = superproteção

21 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Pegar Covid-19 após estar vacinado, ou se vacinar depois de já ter tido Covid-19, pode aumentar a imuidade contra infecções futuras. É o que sugere estudo da Oregon Health and Science University School of Medicine, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 104 funcionários da Oregon Health and Science University que foram totalmente vacinados com a vacina Pfizer-BioNTech. Os participantes foram divididos em três grupos: 42 que foram vacinados sem infecção, 31 que foram vacinados após uma infecção e 31 que tiveram infecções após a vacinação.

Foram coletadas amostras de sangue de todos os participantes e essas foram expostas a três variantes do Covid-19. Os resultados mostraram que aqueles que tinham tido a infecção antes ou após a vacinação geraram maiores níveis de imunidade em comparação com aqueles participantes que tinahm sido vacinados, mas não tinham histórico de infecção.

Os pesquisadores ressaltam que o estudo foi realizado antes da variante Ômicron começar a circular nos EUA, mas acreditam que as respostas à essa variante sejam semelhantes às analisadas.

Fonte: Science Immunology. DOI: 10.1126/sciimmunol.abn8014.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários