Notícias de saúde

Acidentes Domésticos - Causa de Intoxicação de Crianças

Criança de 1 a 4 anos de idade - as maiores vítimas das intoxicações. Segundo dados oficiais, os acidentes domésticos foram responsáveis por 60% dos quase 80 mil casos registrados no país em 1998. Deste total 42% são crianças que tiveram contato com os mais variados produtos tóxicos.

A redução destes índices é também uma responsabilidade dos fabricantes desses produtos que deveriam adotar embalagens mais seguras; além disso, o IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, já encontrou indícios que reforçam o problema. São também as embalagens que abrem com facilidade, as cores atraentes, como também, uma série de produtos que possuem personagens infantis, o sabão em pó em gel ou com embalagem que lembra a de uma manteiga, por exemplo.

Existe uma lei que obriga os fabricantes de produtos de medicamentos e produtos químicos, inclusive os de uso doméstico, a adotarem as embalagens especiais de proteção à criança, que tramita no Câmara dos Deputados desde 1994. Nos Estados Unidos, o cuidado obrigatório com embalagens, evitou um grande número de ocorrências por ingestão acidental.

Prevenção e Socorro

Embora alguns procedimentos de socorro possam ajudar uma vítima intoxicada, o ideal é buscar socorro médico imediato. Além disso, a pessoa que está acompanhando um intoxicado deve levar o medicamento ou produto. Nos casos de inalação de produtos tóxicos, é preciso mover a vítima para um lugar arejado e ventilado. Já nos casos de intoxicação da pele, é recomendável remover a roupa contaminada e lavar bem a pele em água corrente com sabão. Nos casos de ingestão, é preciso procurar atendimento médico, o mais rápido possível.

A prevenção continua como sempre a melhor solução. Portanto, é preciso evitar de: guardar produtos de limpeza em locais de fácil acesso e ao alcance de crianças, nunca reutilizar embalagens para outros fins,evite dizer para uma criança que um determinado é gostoso. Além disso, tome cuidados para aspirar nuvem de fumaça de inseticidas ou qualquer outro produto, ao colocar naftalina nos armários sempre as enrole em panos, produtos como os venenos de rato devem ser evitados. O melhor é sempre chamar uma empresa especializada em dedetização. Tenha sempre em mãos, o telefone ou endereço de um centro de atendimento e controle de intoxicação.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários