Notícias de saúde

Passar tempo ao ar livre diminui risco de esclerose múltipla em crianças

15 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Embora rara, a esclerose múltipla pode se desenvolver em crianças. Geralmente, a maioria das pessoas comece a ter os sintomas da doença entre 20 e 50 anos. A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal. O sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios, chamada mielina, e atrapalha o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo.  Ela causa problemas motores e de memória, e pode levar à incapacidade.

Um novo estudo sugere que crianças, adolescentes e adultos jovens que passam mais tempo ao ar livre durante os meses de verão e vivem em áreas do que os expõem a maiores quantidades de luz ultravioleta têm um risco menor de desenvolver esclerose múltipla. O estudo também descobriu que aqueles que tiveram mais exposição ao sol durante o primeiro ano de vida também tinham menor chance de ter a doença.

O estudo envolveu 332 pessoas com esclerose múltipla. Eles foram pareados com 534 pessoas de idade e sexo semelhantes que não tinham a doença. Os participantes tinham idades entre três e 22 anos.

A exposição ao sol foi medida como o tempo gasto ao ar livre, o uso de proteção solar como um chapéu, roupas e protetor solar, mais a quantidade de exposição à luz ultravioleta com base em onde os participantes viveram no nascimento e no momento do estudo. As crianças ou seus pais ou responsáveis ??responderam a um questionário sobre quanto tempo passaram diariamente ao ar livre em várias idades e no último ano.

No verão anterior ao estudo, 19% dos participantes com esclerose múltipla disseram passar menos de 30 minutos ao ar livre, em comparação com 6% dos que não tinham esclerose múltipla. E 18% dos participantes com esclerose múltipla passaram de uma a duas horas ao ar livre, em comparação com 25% daqueles sem esclerose múltipla.

Depois de ajustar para exposição à fumaça, sexo e outros fatores que podem afetar o risco de esclerose múltipla, os pesquisadores descobriram que as pessoas que gastavam em média 30 minutos a uma hora em ambiente aberto diariamente no verão antes do estudo tinham uma chance 52% menor de desenvolver a doença em comparação com aqueles que passaram uma média de menos de 30 minutos ao ar livre diariamente. Aqueles que passaram em média ainda mais tempo fora diariamente, entre uma e duas horas, tiveram uma chance 81% menor de esclerose múltipla do que aqueles que passavam uma média de menos de 30 minutos ao ar livre diariamente.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000013045.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários