Notícias de saúde

Uso de maconha aumenta risco de acidentes no trânsito

Á medida que a maconha foi legalizada em mais países e estados, um número maior de pessoas está dirigindo intoxicado pela droga e provocando acidentes de trânsito. É o que mostra estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

O THC, o ingrediente ativo da cannabis, foi detectado duas vezes mais motoristas canadenses feridos desde 2018, quando a cannabis foi legalizada pela primeira vez. O mesmo efeito está sendo observado nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram os níveis de THC em amostras de sangue de mais de 4.300 motoristas feridos que foram tratados em centros de trauma da Colúmbia Britânica entre 2013 e 2020.

Antes da legalização da maconha, cerca de 4% dos motoristas tinham níveis sanguíneos de THC acima do limite legal canadense de 2ng/mL. Essa porcentagem subiu para quase 9% após a legalização. A proporção de motoristas com maiores concentrações de THC também aumentou, de 1% antes da legalização para 4% depois.

O maior aumento foi observado entre os motoristas com mais de 50 anos. Não foram observadas mudanças significativas nos motoristas que testaram positivo para álcool, sozinho ou em combinação com THC.

Os pesquisadores explicam que os níveis de THC atingem o pico de 100ng/mL dentro de 15 minutos após fumar maconha, e então caem rapidamente para menos de 2ng/mL dentro de quatro horas após fumar. Em casos de THC comestíveis, os níveos caem igualmente após 8 horas. Por isso, os autores sugerem que as pessoas esperem 4 horas após fumar maconha e 8 horas após ingerí-l.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMsa2109371.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários