Notícias de saúde

Vacinados contra COVID-19 raramente desenvolvem a forma grave da doença

08 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A vacinação contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, é altamente eficaz na prevenção de hospitalização e morte associadas ao COVID-19; no entanto, algumas pessoas vacinadas podem desenvolver COVID-19 com resultados graves. Usando dados de 465 instituições de saúde em um grande banco de dados de saúde dos EUA, um estudo avaliou a frequência e os fatores de risco para o desenvolvimento de um resultado grave de COVID-19 após a conclusão de uma série primária de vacinação para COVID-19, definida como recebimento de 2 doses da vacina da Pfizer-BioNTech ou Moderna ou uma dose única da Janssen, após 14 dias antes do início da doença.

Entre 1.228.664 pessoas que completaram a vacinação primária entre dezembro de 2020 e outubro de 2021, desfechos graves associados ao COVID-19 ou morteforam raros. Os fatores de risco para desfechos graves incluíram idade igual ou superior a 65 anos, imunossupressão e seis outras condições subjacentes. Todas as pessoas com desfechos graves tinham pelo menos um fator de risco; 78% das pessoas que morreram tinham pelo menos quatro.

Assim, mesmo quando vacinadas, as pessoas com fatores de risco identificáveis devem receber intervenções, incluindo controle de doenças crônicas, precauções para reduzir a exposição, doses adicionais de vacina primária e de reforço e terapia medicamentosa eficaz, conforme indicado para reduzir o risco de desfechos graves associados à COVID-19. Aumentar a cobertura vacinal da COVID-19 é uma prioridade de saúde pública.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR). 2022;71:19–25.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários