Notícias de saúde

Mulheres com HIV podem usar mais drogas depois de uma gestação

19 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Em meio à epidemia de opioides e às mudanças jurídicas e sociais em evolução com a maconha, pouco se sabe sobre o uso de substâncias entre grávidas e puérperas vivendo com HIV.

Estudo teve como objetivos avaliar as tendências do uso de maconha, álcool e opioides durante a gravidez e no primeiro ano após o parto entre os americanos que vivem com HIV e as diferenças no uso de substâncias com base no status de legalização da maconha.

Neste estudo de coorte incluindo 2.310 gestantes e puérperas vivendo com HIV do estudo de monitoramento de vigilância para toxicidade antirretroviral (SMARTT), o uso de maconha aumentou de 2007 a 2019 e foi mais frequente em locais com legalização da maconha medicinal. A prevalência do uso de álcool e opioides não mudou ao longo desse tempo.

Essas descobertas do aumento do uso de maconha entre grávidas vivendo com HIV sugerem que mais atenção clínica e de pesquisa são necessárias, dadas as implicações potenciais para a gravidez e a saúde relacionada ao HIV.

Fonte: JAMA Network Open. 2021;4(12):e2137162.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários