Notícias de saúde

Obsessão por alimentação saudável também é doença

11 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Há falta de consenso sobre uma definição clara de ortorexia nervosa (ON), que é definida como uma obsessão doentia por uma alimentação saudável, com foco na preocupação com a qualidade e composição dos alimentos. Em um novo estudo, pesquisadores procuraram esclarecer se a ortorexia nervosa se refere ao espectro de transtornos alimentares (DEs) ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) por meio da realização de uma revisão sistemática e metanálise abordando a magnitude da associação entre esses grupos de sintomas.

Pesquisando no PubMed, Medline, SCOPUS, PsychINFO, CINAHL e Web of Science, os pesquisadores identificaram 36 estudos que atendiam aos critérios de elegibilidade para inclusão na metanálise. De acordo com as descobertas, os sintomas de ON estão mais associados a DEs em comparação com o TOC.

Embora existam semelhanças, a ON pode ser diferente de DEs e TOC preexistentes, como sugerido pela magnitude não elevada das correlações agrupadas.

Consequentemente, os pesquisadores sugerem a possibilidade de tratar a ortorexia nervosa como um distúrbio alimentar autônomo e sua inclusão como uma síndrome emergente na classificação do DSM.

Obs: The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM)

Fonte: International Journal of Eating Disorders. DOI: 10.1002/eat.23654.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários