Notícias de saúde

Controle da pressão durante cirurgia de medula pode interferir no resultado

05 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Um controle rígido da pressão arterial durante a cirurgia para lesões da medula espinhal pode melhorar os resultados dos pacientes, sugere um novo estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os autores do estudo explicam que danos aos neurônios em lesões da medula espinhal levam à desregulação da pressão arterial, que por sua vez limita o fornecimento de sangue e oxigênio ao tecido da medula espinhal estressado, exacerbando a morte de neurônios espinhais.

O estudo incluiu 118 pacientes em dois hospitais da Califórnia que tratam dos casos de traumas mais graves. Os pesquisadores compararam seus graus de lesão medular na admissão e na alta. As notas variaram de A, significando nenhum movimento ou sensação abaixo do ponto da lesão, a E, significando movimento e sensação normais. Dos 42 pacientes cujas lesões medulares melhoraram em pelo menos um grau no hospital, 18 tiveram lesão grau A, 8 tiveram grau B, 11 tiveram grau C e 5 tiveram grau D.

Pacientes com pressão arterial muito alta ou muito baixa durante a cirurgia tiveram pior recuperação do movimento após a cirurgia, descobriu o estudo. As melhores recuperações foram associadas à manutenção de uma pressão arterial média entre 76 e 104-117mmHg durante a cirurgia.

De acordo com os pesquisadores, para pacientes com lesões de grau A mais graves, a pressão arterial ideal durante a cirurgia pode ser um fator chave para melhorar essas lesões para grau C. Eles explicam que a diferença do grau A para o grau C pode ser significativa em termos de independência e funcionalidade.

Fonte: University of California. Newsrelease. December, 2021.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários