Notícias de saúde

Luz vermelha pela manhã pode proteger a visão desbotada

15 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Uma dose semanal de luz vermelha profunda pela manhã pode proteger a visão desbotada conforme as pessoas envelhecem, mostrou estudo da University College London, no Reino Unido.

Em um trabalho anterior, os pesquisadores descobriram que a exposição diária de três minutos à luz vermelha profunda de ondas longas ativou as células mitocondriais produtoras de energia na retina, dando um impulso ao declínio natural da visão. Nesse novo estudo, os pesquisadores queriam avaliar o efeito de uma única exposição de três minutos uma vez por semana e se a exposição pela manhã ou à tarde fazia diferença.

O estudo incluiu 13 mulheres e sete homens, com idades entre 34 e 70 anos, que não tinham doenças oculares e visão de cores normal. Os participantes foram expostos a três minutos de luz LED vermelha profunda de 670 nanômetros pela manhã, entre 8h e 9h da manhã. Sua visão de cores foi testada novamente três horas após a exposição, e 10 participantes também foram testados uma semana após a exposição.

Em média, houve uma melhora "significativa" de 17% na visão de cores, que durou uma semana. Alguns dos participantes mais velhos tiveram uma melhora de 20% que durou uma semana, mostraram os resultados. Quando o mesmo experimento foi conduzido à tarde, não houve melhora na visão de cores.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-021-02311-1.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários