Notícias de saúde

COVID-19 longo pode causar problemas circulatórios

15 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Pacientes com “COVID-19 longo” apresentam sintomas da síndrome da fadiga crônica e outros problemas respiratórios meses após o primeiro teste ser positivo para o vírus, descobriu estudo do Icahn School of Medicine, nos Estados Unidos.

Quase metade dos participantes do pequeno estudo preencheram os critérios para a síndrome da fadiga crônica, ou encefalomielite miálgica. Além disso, quase todos os participantes, ou 88%, exibiram padrões respiratórios anormais chamados de respiração disfuncional, enquanto 58% apresentaram evidências de comprometimento circulatório durante o desempenho máximo do exercício.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram 41 pacientes - 23 mulheres e 18 homens - com idades entre 23 e 69 anos que haviam sido previamente diagnosticados com infecção aguda por COVID-19 entre três e 15 meses antes da avaliação.

Os participantes foram encaminhados para o estudo por pneumologistas ou cardiologistas e todos apresentavam testes de função pulmonar, radiografias de tórax, tomografias computadorizadas de tórax e ecocardiogramas normais antes da infecção pelo vírus.

Todos os participantes foram submetidos a um teste de exercício cardiopulmonar padrão, que avalia a função cardíaca e pulmonar com base na atividade física, e continuaram a sentir falta de ar inexplicável. Para este teste, eles foram sentados em uma bicicleta ergométrica e usaram um bocal descartável para medir os gases expirados e outras medidas de respiração, incluindo o consumo máximo de oxigênio, produção de dióxido de carbono e taxa e volume respiratório.

Eles também foram conectados a uma máquina de eletrocardiograma, oxímetro de pulso e manguito de pressão arterial para medir a frequência cardíaca, pulso e pressão arterial, respectivamente.

Após um breve período de descanso, os participantes iniciaram exercícios que aumentaram em dificuldade a cada três minutos. A maioria dos participantes apresentou evidências de padrões respiratórios anormais, conhecidos como respiração disfuncional, que é mais comumente observada em pacientes asmáticos e é definida como respiração rápida e superficial. Além disso, eles tinham valores baixos de dióxido de carbono em repouso e com exercícios, sugerindo hiperventilação crônica.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jchf.2021.10.002.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários