Notícias de saúde

USP desenvolve nova ferramenta para diagnosticar desnutrição infantil

14 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade do Porto, em Portugal, desenvolveu uma nova referência de crescimento e altura para idade. A MULT, como foi chamada, foi baseada em dados longitudinais de populações multiétnicas de oito países e duas cidades e pode ser uma nova opção para avaliar o estado nutricional de crianças e adolescentes de 0 a 20 anos.

As curvas de altura para idade mostram a trajetória de crescimento infantil e são consideradas o melhor indicador geral de bem-estar da criança, além de ser uma ferramenta crucial para detectar riscos nutricionais. No entanto, como explicam os autores, alguns países têm desenvolvido suas próprias curvas de crescimento por acreditar que as curvas internacionais existentes não são adequadas para a aplicação nos seus países.

Para o estudo, os pesquisadores selecionaram dados antropométricos, demográficos e socioeconômicos de 17.600 crianças e adolescentes multiétnicos, menores de 20 anos, nascidos entre 1990 e 2002, de quatro estudos longitudinais. As crianças foram divididas em quatro grupos por idade e os dados foram comparados com das referências da Organização mundial da Saúde (OMS) e dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Os resultados mostraram diferenças principalmente na estatura em crianças de 2 a 5 anos, mas não entre as demais faixas etárias.  Os pesquisadores querem, agora, ampliar o estudo para uma curva de Índice de Massa Corporal (IMC) por idade.

Fonte: Universidade de São Paulo. Novembro de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários