Notícias de saúde

Insônia está associada ao aumento do risco de aneurisma cerebral

03 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Em um estudo com cerca de 70.000 adultos, os pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que pessoas com predisposição genética à insônia corriam um risco um pouco maior de aneurisma cerebral.

Um aneurisma é um ponto fraco na parede da artéria que se projeta para fora e se enche de sangue. Em alguns casos, pode romper e causar sangramento com risco de vida. Aneurismas cerebrais são vistos em cerca de 3% dos adultos em todo o mundo, de acordo com a American Heart Association. A grande maioria não se rompe, mas cerca de 2,5% delas sim. Cerca de 25% das pessoas que sofrem esses sangramentos cerebrais morrem em 24 horas, de acordo com os Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

O estudo usou dados genéticos de uma grande população de adultos europeus. Os pesquisadores incluíram mais de 10.000 pessoas que tinham um aneurisma cerebral ou sofreram uma ruptura do aneurisma. Eles os compararam com mais de 59.000 pessoas sem aneurismas cerebrais conhecidos.

No geral, as pessoas que carregavam variantes genéticas que aumentam as chances de hipertensão, fumo ou insônia corriam maior risco de aneurisma cerebral, em comparação com pessoas sem essas vulnerabilidades genéticas.

Não se sabe quantos desses indivíduos realmente tinham as condições, apenas que eram geneticamente predispostos. Enquanto isso, havia apenas evidências "fracas" de que a vulnerabilidade genética à obesidade, triglicerídeos elevados - gorduras do sangue - ou inatividade física estavam relacionados a um risco maior de aneurisma.

Para os pesquisadores, a principal conclusão é que o controle da pressão arterial e a cessação do tabagismo ainda são as melhores maneiras de limitar o risco de aneurisma. Exercícios regulares e uma dieta saudável, junto com medicamentos quando necessários, ajudam a reduzir a pressão arterial. E todas essas coisas juntas, não apenas reduzirão o risco de aneurisma, mas também uma série de outros males mais comuns - incluindo doenças cardíacas, renais e muitos tipos de câncer, afirmam os autores.

Normalmente, as pessoas não sabem que têm um aneurisma cerebral, a menos que ele se rompa, os sinais incluem uma dor de cabeça súbita e intensa, visão dupla e náusea. Mas aneurismas não rotos às vezes são detectados acidentalmente durante exames de imagem cerebral feitos por outros motivos. Em alguns outros casos, o aneurisma causa sintomas - como dor atrás do olho - que levam à sua detecção.

O controle dos fatores de risco é especialmente crítico para pessoas com aneurismas conhecidos. E dependendo das circunstâncias individuais, a cirurgia pode ser recomendada para reduzir o risco de ruptura.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.121.022277.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários