Notícias de saúde

COVID-19: nova variante faz Europa recomeçar bloqueios

26 de novembro de 2021 (Bibliomed). Uma nova do coronavírus foi identificada na África e Sul e já é considerada aquela com o maior número de mutações. Ainda sem um nome específico, a mutação é a variante B.1.1.529.

O diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, Túlio de Oliveira, explicou que foram localizadas 50 mutações no total, sendo mais de 30 na proteína spike, que é a utilizada pelo vírus para entrar nas células e é o alvo da maioria das vacinas.

Como a variante ainda está restrita a poucas localidades, não se pode dizer sobre sua transmissibilidade e periculosidade. Foram registrados 77 casos na província sul-africana de Gauteng, quatro na Botswana e um em Hong Kong, relacionada à uma viagem à África do Sul.

Apesar de ter acabado de ser identificada, a nova variante já causa preocupações, e alguns países já estão começando a limitar a entrada de viajantes oriundos dessas localidades. O Reino Unido anunciou que a partir de hoje (26/11) voos originados na África do Sul, Namíbia, Botswana, Zimbávue, Eswatini e Lesoto estão suspensos. Passageiros já em trânsito serão monitorados e alguns poderão ter que cumprir quarentena.

Nesta sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, anunciou nas redes sociais que a entidade vai propor à União Europeia a suspensão de voos vindos do sul da África como medida para evitar que a nova variante chegue ao bloco.

Fonte: United Press International. November 26, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários