Notícias de saúde

37% dos pacientes com COVID-19 apresentam sintomas a longo prazo

24 de novembro de 2021 (Bibliomed). A COVID-19 refere-se a uma variedade de sintomas que afetam diferentes órgãos relatados por pessoas após a infecção por Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). Até o momento, não houve estimativas robustas da incidência e co-ocorrência de características de COVID longas, sua relação com a idade, sexo ou gravidade da infecção, e até que ponto estas características são específicas para COVID-19. O objetivo de um novo estudo foi abordar essas questões.

Pelo menos um sintoma de longo prazo da COVID-19 foi encontrado em 37% dos pacientes, três a seis meses após a infecção pelo vírus, mostrou este estudo da Universidade de Oxford.

Os sintomas mais comuns incluem problemas respiratórios, fadiga, dor e ansiedade, após investigar os sintomas em mais de 270.000 pessoas em recuperação de COVID-19.

Os sintomas foram mais frequentes entre as pessoas que já haviam sido hospitalizadas com COVID-19 e foram ligeiramente mais comuns entre as mulheres, de acordo com o estudo publicado na revista PLOS Medicine.

O estudo não forneceu quaisquer causas detalhadas dos sintomas de COVID-19 longo, sua gravidade ou quanto tempo eles poderiam durar.

No entanto, verificou que as pessoas mais velhas e os homens têm mais dificuldades respiratórias e problemas cognitivos, enquanto os jovens e as mulheres têm mais dores de cabeça, sintomas abdominais e ansiedade ou depressão.

Segundo os autores da pesquisa, é necessário identificar os mecanismos subjacentes aos diversos sintomas que podem afetar os sobreviventes; esta informação será essencial se as consequências de longo prazo do COVID-19 para a saúde puderem ser evitadas ou tratadas de forma eficaz.

Fonte: PLoS Medicine. 2021;18(9):e1003773.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários