Notícias de saúde

Tempo frio e úmido aumenta transmissão de COVID-19

18 de novembro de 2021 (Bibliomed). Uma questão chave em relação ao SARS-CoV-2 é se ele está se comportando, ou se comportará, como um vírus sazonal como a influenza, ou se será transmitido igualmente durante qualquer época do ano.

Um novo estudo liderado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) fornece evidências robustas de que COVID-19 é uma infecção sazonal associada a baixas temperaturas e umidade, tal como a gripe sazonal. Os resultados, publicados na Nature Computational Science, também apoiam a contribuição considerável da transmissão aerotransportada do SARS-CoV-2 e a necessidade de mudança para medidas que promovam a "higiene do ar".

Um primeiro estudo de modelagem teórica sugeriu que o clima não foi um fator determinante na transmissão do COVID-19, dado o alto número de indivíduos suscetíveis sem imunidade ao vírus. No entanto, algumas observações sugeriram que a propagação inicial do COVID-19 na China ocorreu em uma latitude entre 30 e 50 graus N, com baixos níveis de umidade e baixas temperaturas (entre 5 graus e 11 graus C).

Os pesquisadores analisaram pela primeira vez a associação de temperatura e umidade na fase inicial do SARS-CoV-2 espalhados em 162 países dos cinco continentes, antes que mudanças no comportamento humano e nas políticas de saúde pública fossem implementadas. Os resultados mostram uma relação negativa entre a taxa de transmissão (R0) e temperatura e umidade em escala global: taxas de transmissão mais altas foram associadas a temperaturas e umidade mais baixas.

A equipe então analisou como essa associação entre clima e doença evoluiu ao longo do tempo e se era consistente em diferentes escalas geográficas. Para isso, eles usaram um método estatístico que foi desenvolvido especificamente para identificar padrões semelhantes de variação (ou seja, uma ferramenta de reconhecimento de padrões) em diferentes janelas de tempo. Novamente, eles encontraram uma forte associação negativa para janelas de tempo curtas entre doença (número de casos) e clima (temperatura e umidade), com padrões consistentes durante a primeira, segunda e terceira ondas da pandemia em diferentes escalas espaciais: mundial, países, até regiões individuais dentro de países altamente afetados (Lombardia, Thüringen e Catalunha) e até mesmo ao nível da cidade (Barcelona).

Os resultados obtidos até o momento, classificam a COVID-19 como uma infecção sazonal de baixa temperatura e sugerem uma importante contribuição da via aérea na transmissão do SARS-CoV-2, com implicações para as medidas de controle da doença.

Fonte: Nature Computational Science. DOI: 10.1038/s43588-021-00136-6.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários