Notícias de saúde

Forma e tamanho das artérias do cérebro podem prever risco de AVC

17 de novembro de 2021 (Bibliomed). O tamanho e a forma dos vasos sanguíneos do cérebro podem ajudar a prever o risco de um tipo de acidente vascular cerebral, muitas vezes fatal, denominado aneurisma, concluiu um novo estudo da Universidade do Sul da Austrália.

Para o estudo, os pesquisadores conduziram exames de imagem de 145 pacientes e descobriram que pessoas com artérias cerebrais de tamanhos variados têm maior chance de aneurisma.

As imagens cerebrais de pessoas com aneurismas mostraram que as quatro artérias que entram na caixa do cérebro, se dividem em segmentos e fornecem sangue ao cérebro, não eram proporcionais entre si, o que aumenta os picos da pressão arterial e os predispõe a vasos sanguíneos inchados.

Onde a parte frontal da rede arterial do cérebro difere na proporção dos diâmetros esquerdo e direito em até 1,4, as pessoas têm um risco de 80% de desenvolver aneurismas nessa área, a localização mais comum de aneurismas rompidos. Aqueles com proporções simétricas abaixo de 1,4 têm um risco equivalente a 8%.

Quase metade das pessoas que têm um aneurisma cerebral estourado morre. Apenas um terço se recuperará sem deficiência. Aneurismas cerebrais causam quase 500.000 mortes em todo o mundo a cada ano, metade delas em pessoas com menos de 50 anos, com mulheres sob maior risco.

O principal sintoma de uma ruptura do aneurisma é uma dor de cabeça súbita e intensa, geralmente com visão dupla, náuseas e vômitos, rigidez do pescoço, fraqueza muscular, confusão, convulsões e parada cardíaca.

Se detectados precocemente, os aneurismas podem ser monitorados e retardados pelo controle da pressão arterial com medicamentos, dieta e mudanças no estilo de vida. Eles também podem ser removidos com uma operação, mas isso pode ser arriscado e causar danos cerebrais ou derrame. Contudo, cirurgia só é recomendada se houver um alto risco de ruptura.

Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2021-051028.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários