Notícias de saúde

Estresse na pandemia causou alteração na menstruação de algumas mulheres

17 de novembro de 2021 (Bibliomed). Do medo de ficar doente ao isolamento, a pandemia COVID-19 aumentou drasticamente os níveis de estresse e, para muitas mulheres, o aumento levou a mudanças em seus períodos mensais.

Mais da metade das entrevistadas em uma pesquisa online realizada pela Northwestern University, nos Estados Unidos, relataram mudanças em seus ciclos menstruais durante a pandemia, incluindo diferenças nos sintomas pré-menstruais e no tempo entre os ciclos e a duração de seu sangramento.

Para o estudo, mais de 200 mulheres com menstruação regular nos Estados Unidos participaram de uma pesquisa online entre julho e agosto de 2020. Elas responderam a perguntas sobre os níveis de estresse durante a pandemia e seus ciclos menstruais.

Os resultados mostraram que quanto mais estresse as mulheres sentiam quando os bloqueios de pandemia nos EUA começaram, mais pronunciadas eram suas irregularidades menstruais. As mulheres que relataram altos níveis de estresse eram mais propensas a sofrer sangramento mais intenso e períodos mais longos do que as mulheres que estavam apenas moderadamente estressadas durante o início da pandemia.

Alterações ou irregularidades do ciclo menstrual relacionadas ao estresse podem ser preocupantes ou causar mais estresse ou incerteza para as mulheres afetadas, especialmente para aqueles que podem monitorar seu ciclo menstrual como meio de controle de natalidade ou para aqueles que estão ativamente tentando engravidar.

Fonte: Journal of Women's Health. DOI: 10.1089/jwh.2021.0158.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários