Notícias de saúde

Medicamento para osteoporose pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

27 de outubro de 2021 (Bibliomed). Um medicamento amplamente usado para tratar a osteoporose pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, sugere um novo estudo do Aalborg University Hospital, na Dinamarca. Apresentado na reunião anual da European Association for the Study of Diabetes, o estudo analisou o medicamento alendronato e descobriu que seu consumo por, pelo menos, oito anos, pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2 em mais da metade, em com pessoas que nunca fizeram uso da droga.

O alendronato pertence a uma classe de medicamentos chamados bifosfonatos, que evitam que os ossos percam cálcio e outros minerais ao retardar os processos naturais que dissolvem o tecido ósseo mais antigo.

Os pesquisadores identificaram mais de 163.000 pessoas com diagnóstico de diabetes tipo 2 na Dinamarca entre 2008 e 2018 e os comparou com mais de 490.000 pessoas sem diabetes. Os registros de prescrição mostraram quais das pessoas rastreadas no estudo já haviam tomado alendronato, que é um dos medicamentos mais antigos do mercado para o tratamento da osteoporose.

Pessoas que tomaram alendronato por oito anos ou mais tiveram um risco 53% menor de desenvolver diabetes, em comparação com aqueles que nunca experimentaram o medicamento. Os pesquisadores também descobriram que quanto mais tempo alguém toma alendronato, menores são as chances de desenvolver diabetes.

Existem vários motivos pelos quais um medicamento como o alendronato pode reduzir o risco de diabetes em uma pessoa: a droga pode reduzir a inflamação de baixo grau, que demonstrou contribuir para a resistência à insulina. Também há evidências de que uma substância conhecida como osteocalcina subcarboxilada, que é produzida por células criadoras de ossos chamadas osteoblastos, pode ajudar na capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue.

O estudo fornece mais informações sobre as ligações entre a osteoporose e o diabetes tipo 2, embora os especialistas alertem contra o uso de alendronato como medicamento para diabetes até que mais informações sejam conhecidas.

Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting. September 27 - October 01, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários