Notícias de saúde

Testes mostram que vacina intranasal para COVID-19 é eficaz

19 de outubro de 2021 (Bibliomed). Apesar do notável progresso no desenvolvimento e autorização de vacinas contra a síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), há uma necessidade de validar as plataformas de vacinas para uma aplicação mais ampla. As vacinas intramusculares atuais são projetadas para induzir imunidade sistêmica sem conferir imunidade mucosa no compartimento nasal, que é a primeira barreira que o vírus SARS-CoV-2 rompe antes da disseminação para o pulmão.

Pesquisadores relatam o desenvolvimento de uma vacina de subunidade intranasal que usa proteína de pico liofilizada e agonista de STING lipossomal como adjuvante. Esta vacina induz anticorpos neutralizantes sistêmicos, IgA no pulmão e compartimentos nasais e respostas de células T no pulmão de camundongos.

O sequenciamento de RNA de uma única célula confirmou a ativação coordenada das respostas das células T/B de maneira semelhante ao centro germinativo dentro dos tecidos linfoides associados ao nariz, confirmando seu papel como um sítio indutor para permitir imunidade durável. A capacidade de induzir imunidade no trato respiratório pode prevenir o estabelecimento de infecções em indivíduos e prevenir a transmissão de doenças.

Fonte: iScience (2021). DOI: 10.1016/j.isci.2021.103037.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários