Notícias de saúde

Acupuntura pode ser útil no tratamento de dermatite atópica

04 de outubro de 2021 (Bibliomed). A dermatite atópica é uma doença inflamatória cutânea recorrente crônica que afeta de 1% a 3% dos adultos em todo o mundo. Atualmente, não é possível curar completamente a DA; portanto, tratamentos alternativos precisam ser desenvolvidos para atender às necessidades dos pacientes.

Com base em um estudo piloto anterior, pesquisadores realizaram um ensaio clínico randomizado confirmatório para avaliar como a acupuntura afeta os pacientes que sofrem de dermatite atópica leve a moderada.

Na pesquisa, eles usaram um desenho de estudo randomizado, cego para participantes e avaliadores, com controle simulado de intervenção duas vezes por semana durante 4 semanas e acompanhamento de 4 semanas. Foram designados 36 participantes para os grupos de acupuntura verdadeira e acupuntura simulada. A alteração na pontuação do índice SCORing de dermatite atópica antes e após o tratamento foi a principal medida de desfecho.

O tratamento com acupuntura duas vezes por semana foi eficaz na redução dos sintomas de dermatite atópica em pacientes com sintomas leves a moderados, sem eventos adversos graves.

Fonte: BMC. DOI: 10.1186/s12906-021-03306-1.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários