Notícias de saúde

Creme é Eficaz no Combate a Câncer de Pele, Diz Médico

Por Paul Tait

SYDNEY (Reuters) - A aplicação diária de um creme usado para tratar verrugas mostrou uma taxa de sucesso de 90 por cento no combate a uma forma comum de câncer de pele, informou um dermatologista australiano na quarta-feira.

Conforme Robin Marks, um estudo de dois anos provou que o creme contém uma substância que ajudou o sistema imune natural do corpo a combater carcinomas superficiais de célula basal.

"É um novo aporte para a terapia do câncer: usar e reforçar o sistema imune natural do corpo como uma forma de controle da doença", disse Marks de Melbourne, por telefone, à Reuters.

Segundo o pesquisador, o creme é uma alternativa aos tratamentos invasivos e dolorosos usados contra o câncer de pele como queimar, congelar ou raspar a pele afetada ou aplicar radioterapia.

O creme usado para tratar verrugas virais genitais contém uma droga registrada na Austrália como imiquimod e vendida nos Estados Unidos como Aldara.

O pesquisador informou que em seu trabalho, na Skin and Cancer Foundation (Fundação do Câncer e Pele), de Melbourne, verificou que a droga estimulou o corpo a produzir o composto alfa interferon que ataca as células cancerosas.

Conforme o pesquisador, sua fundação independente usou o creme em 99 pacientes e testou a efetividade do uso em diferentes frequências e períodos de tempo.

O creme foi mais efetivo quando aplicado diariamente por um período de seis semanas. Com esse regime de aplicação, 90 por cento dos pacientes informaram que o câncer desapareceu completamente.

Conforme Mark, a área afetada da pele dos pacientes foi removida cirurgicamente e examinada. Nenhuma célula cancerosa foi encontrada nas pessoas que informaram que o câncer havia sumido.

O pesquisador informou que estudos semelhantes ainda estão em andamento na América do Norte e Europa. Segundo Marks, o creme está disponível em todo o mundo para o tratamento de verrugas, mas precisa nova aprovação do governo na Austrália antes de poder se usado no tratamento do câncer de pele.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários