Notícias de saúde

Alguns medicamentos estão associados a menor mortalidade na COVID-19

16 de setembro de 2021 (Bibliomed). A inflamação sistêmica excessiva e os níveis elevados de interleucina-6 (IL-6) resultantes de respostas imunes desreguladas dos pacientes estão associados a resultados clínicos adversos em pacientes hospitalizados com COVID-19.4. Isso levou ao desenho de vários ensaios clínicos randomizados que avaliaram a eficácia de antagonistas de IL-6 em pacientes com COVID-19.

Até o momento, os ensaios clínicos que avaliam a eficácia dos antagonistas de IL-6 em pacientes hospitalizados por COVID-19 relataram tanto benefícios, como nenhum efeito e até mesmo danos variados.

Um novo estudo da revista JAMA buscou estimar a associação entre a administração de antagonistas da IL-6 (antagonistas do receptor de interleucina-6, como tocilizumab e sarilumab), em comparação com o tratamento usual ou placebo e mortalidade por todas as causas em 28 dias e outros desfechos. A pergunta a ser respondida foi: a administração de antagonistas da IL-6 estaria associada à mortalidade por todas as causas em 28 dias em pacientes hospitalizados por COVID-19? O estudo foi levado a cabo pelo The WHO Rapid Evidence Appraisal for COVID-19 Therapies (REACT) Working Group, da Organização Mundial de Saúde.

Esta metanálise prospectiva de 27 estudos randomizados incluiu 10.930 pacientes, dos quais 2.565 morreram em 28 dias. A mortalidade por todas as causas em 28 dias foi menor entre os pacientes que receberam antagonistas da IL-6 em comparação com aqueles que receberam o tratamento usual ou placebo (odds ratio resumido, 0,86). O resumo das razões de probabilidade para a associação do tratamento com antagonista de IL-6 com mortalidade por todas as causas em 28 dias foi de 0,78 com a administração concomitante de corticosteroides vs 1,09 sem administração de corticosteroides.

Portanto, a administração de antagonistas de IL-6, em comparação com o tratamento usual ou placebo, foi associada a uma menor mortalidade por todas as causas em 28 dias em pacientes hospitalizados por COVID-19.

Fonte: JAMA. DOI:10.1001/jama.2021.11330.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários