Notícias de saúde

Ciclo vacinal completo diminui risco de morte para pessoas internadas com Covid-19

21 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Embora a vacinação reduza substancialmente o risco de Covid-19 grave, ainda não se sabe se os pacientes vacinados que desenvolvem Covid-19 e requerem ventilação mecânica invasiva apresentam menor mortalidade do que os controles.

Um novo estudo examinou a associação entre o status vacinal da Covid-19 e a mortalidade entre pacientes em estado crítico que necessitam de ventilação mecânica invasiva devido à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) relacionada à Covid-19.

Neste estudo de coorte multicêntrico composto por 265 pacientes, após ajuste para fatores de confusão, o estado vacinal completo (em comparação com os controles) foi associado a menor mortalidade entre pacientes críticos que necessitaram de ventilação mecânica invasiva, quando internados pela síndrome do desconforto respiratório agudo relacionado ao Covid-19.

 Os resultados deste estudo sugerem que a vacinação completa pode estar associada a menor mortalidade entre os pacientes que foram intubados devido à síndrome do desconforto respiratório agudo relacionada à Covid-19; portanto, os benefícios totais da vacinação contra a Covid-19 podem exceder os estimados apenas com a prevenção da ventilação mecânica invasiva.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.35219.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários