Notícias de saúde

OMS suspende estudos com hidroxicloroquina e antirretrovirais em pacientes internados com COVID-19

05 de julho de 2020 (Bibliomed). A OMS aceitou, em 04 de julho, a recomendação do Comitê Diretor Internacional do Estudo Solidarity de interromper os braços de hidroxicloroquina e lopinavir/ritonavir. O Estudo Solidarity foi criando pela OMS para encontrar um tratamento eficaz p[ara a COVID-19 em pacientes hospitalizados.

O Comitê Diretor Internacional formulou a recomendação à luz das evidências de hidroxicloroquina versus padrão de atendimento e lopinavir/ritonavir versus padrão de atendimento a partir dos resultados provisórios do estudo Solidarity e de uma revisão das evidências de todos os ensaios apresentados em Cúpula da OMS de 1 a 2 de julho sobre pesquisa e inovação COVID-19.

Esses resultados provisórios mostram que a hidroxicloroquina e o lopinavir/ritonavir produzem pouca ou nenhuma redução na mortalidade de pacientes com COVID-19 hospitalizados quando comparados ao padrão de atendimento. Os investigadores do estudo de solidariedade interromperão os estudos com efeito imediato.

Para cada um dos medicamentos, os resultados intermediários não fornecem evidências sólidas de aumento da mortalidade. Havia, no entanto, alguns sinais de segurança associados nos resultados do laboratório clínico do estudo Discovery, um participante do estudo Solidarity. Eles também serão relatados na publicação revisada por pares.

Essa decisão se aplica apenas à condução do estudo Solidarity em pacientes hospitalizados e não afeta a possível avaliação em outros estudos de hidroxicloroquina ou lopinavir/ritonavir em pacientes não hospitalizados ou como profilaxia pré ou pós-exposição para COVID-19. Os resultados provisórios do Solidarity estão agora sendo preparados para publicação revisada por pares.

Fonte:  Organização Mundial de Saúde. News Release, July 04, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários