Notícias de saúde

Histórico familiar de depressão pode afetar crianças?

14 de setembro de 2021 (Bibliomed). Em uma análise secundária do estudo do Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro do Adolescente envolvendo 11.200 crianças de 9.462 famílias, pesquisadores procuraram explorar a correlação da história familiar multigeracional de depressão com transtornos depressivos ao longo da vida e outras psicopatologias em crianças.

De acordo com os resultados, os maiores riscos de depressão e outros transtornos psiquiátricos foram encontrados em crianças com 2 gerações afetadas pela depressão versus aquelas com 1 ou nenhuma geração afetada. Nesta investigação, ter várias gerações anteriores afetadas foi associado a um risco aumentado de psicopatologia infantil.

Além disso, tais achados foram detectáveis mesmo em idades pré-púberes e foram encontrados em diversos grupos raciais/étnicos e socioeconômicos. Clinicamente, os autores enfatizam a importância da triagem da história familiar em ambientes pediátricos, bem como as implicações para a pesquisa biológica com subgrupos homogêneos usando ressonância magnética ou análises genéticas.

Fonte: JAMA Psychiatry. 2021;78(7):778-787.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários