Notícias de saúde

Febre Amarela Atinge Novamente Minas Gerais

A febre amarela está voltando ao Estado de Minas Gerais, após a confirmação de uma segunda morte feita pela Secretaria de Estado da Saúde na região oeste do estado.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Zoonoses este quadro é encarado com apreensão e cautela. De janeiro até o mês de maio, Minas já conta com mais casos que durante todo o ano de 99. Os focos estão espalhados por todo o estado de Minas, além disso, o surto de hantavírus que já atinge a região do Triângulo Mineiro.

Os focos já atingem os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Pompeu, Governador Valadares e Montes Claros. O número de localidades infestadas pelo Aedes aegypti também saltou de 480 para 530 de um ano para o outro.

O resultado deste balanço em Minas que aconteceu após a descentralização do combate às endemias no estado, autorizadas pelo ministro as Saúde, José Serra, na última sexta-feira. Com isto, a Coordenação de Zoonoses acredita que após o repasse de recursos financeiros para os municípios e ou caixa do estado poderá contribuir para que as ações se tornem mais eficazes.

A Coordenadoria de Zoonoses da Secretaria de Saúde informou que está investigando mais um caso de hantavírus na região do Triângulo Mineiro. A pessoa infectada morava em Uberlândia e não resistiu à infecção. Em outra cidade da região – Planura - está acontecendo uma intensificação de vacinação contra a febre amarela. Durante o trabalho, os técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) coletaram amostras de sangue de alguns moradores daquela cidade que ainda não foram vacinados. Este material servirá de base para descartar a possibilidade de novos casos.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários