Notícias de saúde

Combinação de tratamentos pode ser eficaz no câncer de pulmão

31 de agosto de 2021 (Bibliomed). Uma combinação de dois tratamentos de câncer para direcionar as células do sistema imunológico envolvidas na formação de tumores de pulmão pode fornecer um tratamento eficaz para o câncer de pulmão.

O medicamento quimioterápico cisplatina, em combinação com uma nova terapia imunológica chamada anticorpo CSF1R, pode fornecer um tratamento eficaz para o câncer de pulmão. A descoberta pode fornecer uma maneira para que algumas imunoterapias - que são projetadas para aumentar as defesas do corpo contra o câncer - sejam mais eficazes no tratamento do câncer de pulmão.

Especificamente, se confirmadas em estudos futuros, as descobertas podem aumentar a eficácia dos bloqueios do ponto de controle imunológico, que são uma classe de drogas comumente usadas no câncer de pulmão.

Os medicamentos de bloqueio imunológico, que são aprovados para tratar o câncer de pulmão, são projetados para empurrar as células imunológicas chamadas CD8 T para atacar o tumor, disseram os pesquisadores. No entanto, se não houver células T CD8 suficientes no tumor, o que costuma ser o caso no câncer de pulmão, o tratamento não será eficaz, disseram eles.

Usando modelos animais com câncer de pulmão geneticamente modificados para ter mutações encontradas em doenças humanas, os pesquisadores experimentaram o uso de drogas anti-angiogênicas para aumentar os níveis de células T CD8. A angiogênese é o processo pelo qual os vasos sanguíneos se formam e crescem em tumores, fazendo com que os tumores cresçam.

Em um estudo publicado em 2017 pela Science Translational Medicine, a mesma equipe de pesquisadores determinou que a abordagem, que é projetada para induzir a angiogênese, funcionou no câncer de mama e também se mostrou eficaz no câncer de fígado.

No entanto, os pesquisadores descobriram que esta combinação de drogas não funcionou no câncer de pulmão - em vez disso, ela pareceu fazer os tumores "crescerem mais rápido" ativando outro tipo de células imunológicas chamadas Treg, que efetivamente "impedem" as células T CD8.

Para combater isso, os pesquisadores procuraram identificar vulnerabilidades potenciais em Tregs e descobriram que sua sobrevivência em tumores dependia de outro tipo de célula imunológica, chamados macrófagos. Um tipo de macrófago associado ao tumor expressou a proteína CSF1R e precisava dela para sobreviver. Eles foram capazes de eliminar este macrófago de tumores de pulmão usando um anticorpo projetado para bloquear CSF1R, disseram os pesquisadores.

Um segundo tipo de macrófago encontrado em tumores de pulmão não dependia de CSF1R e, portanto, não era afetado pelo anticorpo. No entanto, foi sensível à quimioterapia cisplatina, que comumente é administrada a pacientes com câncer de pulmão.

Quando usados ??em combinação, a cisplatina e o anticorpo CSF1R eliminaram os dois tipos de macrófagos e deixaram poucos macrófagos nos tumores. Como resultado, as Tregs tumorais também foram eliminadas, permitindo que as células T CD8 permanecessem nos tumores, retardando seu crescimento.

Os pesquisadores explicam que essa combinação é promissora e pode ser testada em pacientes com câncer de pulmão, uma vez que as drogas utilizadas no estudo são tratamentos aprovados para doenças humanas.

Fonte: Science Translational Medicine. DOI: 10.1126/scitranslmed.abd1616.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários