Notícias de saúde

Terapia com Laser é Efetiva Contra Câncer de Pulmão

SÃO FRANCISCO (Reuters Health) - A combinação de laser e drogas parece ser eficaz no tratamento de vítimas de câncer de pulmão que não podem ser submetidas a cirurgia ou radioterapia, de acordo com trabalho apresentado segunda-feira, durante o encontro anual do American College of Chest Physicians (Sociedade Americana de Pneumologistas).

"Em geral, o câncer de pulmão não é o mais comum, mas é a principal causa de morte por câncer, com uma taxa de mortalidade de cerca de 90 por cento que permaneceu estável na última década", disse à Reuters Health, Neil A.Christie, do Centro para Câncer Sloan-Kettering, em Nova York.

"Mas, se diagnosticamos o câncer em estágio inicial, temos um alto índice de cura. Com novas técnicas, como a combinação laser-droga, conhecida como terapia fotodinâmica, poderemos tratar e curar o câncer com um método não invasivo", explicou Christie.

A equipe de pesquisadores utilizou a terapia fotodinâmica para tratar de sete pacientes com um total de dez tumores.

"Sete das dez lesões apresentaram uma resposta completa, que se manteve após 30,75 meses do tratamento", informaram os pesquisadores.

Segundo Christie, porém, o principal problema é diagnosticar o câncer em estágios iniciais.

Para enfrentar o problema, o especialista recomenda a volta das radiografias para detectar câncer de pulmão.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários