Notícias de saúde

1 em cada 20 casos de demência ocorre em pessoas com menos de 65 anos

30 de agosto de 2021 (Bibliomed). A demência é em grande parte uma doença da velhice, mas um novo estudo descobriu que até 5% de todos os casos ocorrem em pessoas no auge de suas vidas. Olhando para 95 estudos internacionais, os pesquisadores estimaram que quase 4 milhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo com demência de início jovem - casos que ocorrem entre as idades de 30 e 64 anos.

De acordo com os pesquisadores, considerando o cenário mundial de casos de demência, a prevalência de casos em pessoas mais jovens é pequena, mas é importante para as pessoas, incluindo os médicos, estarem cientes de que a demência pode surgir de maneira incomum em outras fases da vida que não a velhice.

Como a demência de início precoce é tão incomum, a maioria dos médicos - incluindo neurologistas - tem pouca ou nenhuma experiência em diagnosticá-la. E como a doença está tipicamente associada ao envelhecimento, é natural atribuir os problemas de memória dos mais jovens a condições que são muito mais comuns em sua faixa etária, como depressão ou ansiedade.

Pesquisadores do Centro de Alzheimer Limburg da Universidade de Maastricht, na Holanda, queriam obter números mais claros sobre quantas pessoas vivem com demência de início precoce. Depois de analisar dezenas de estudos publicados anteriormente, eles estimaram que há 119 casos de demência de início jovem por 100.000 pessoas em todo o mundo. Isso se traduz em 3,9 milhões de pessoas vivendo com a doença. Com base na prevalência global de demência, a forma de início jovem pode ser responsável por cerca de 5% de todos os casos.

Não surpreendentemente, os pesquisadores descobriram que a demência era extremamente rara entre os adultos mais jovens, em cerca de 1 caso por 100.000 entre 30 e 34 anos de idade. Pessoas com 60 e poucos anos tiveram a prevalência mais alta - cerca de 77 casos por 100.000.

Infelizmente, as pessoas com demência de início jovem costumam passar anos sem um diagnóstico, tanto pela falta de experiência dos médicos em identificar esses casos, quanto pela dificuldade de diagnóstico, cujos sintomas podem ser confundidos com outras doenças e levar a diagnósticos errôneos.

Quanto às causas da demência precoce, elas incluem os mesmos culpados observados no início tardio - ou seja, a doença de Alzheimer e condições vasculares, como derrame, que prejudicam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Mas outro tipo raro de demência, a demência frontotemporal, é mais frequentemente diagnosticada em uma idade mais jovem. Essa doença é herdada em cerca de um terço dos casos, de acordo com a Associação de Alzheimer. Alguns sinais de alerta incluem sintomas que são "generalizados" e pioram com o tempo, como de problemas relacionados ao pensamento, raciocínio, julgamento e aprendizagem.

Fonte: JAMA Neurology. DOI: 10.1001/jamaneurol.2021.2161.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários