Notícias de saúde

Maior ingestão de grãos integrais melhora a saúde

25 de agosto de 2021 (Bibliomed). Os adultos mais velhos que comem pelo menos três porções de grãos inteiros todos os dias experimentam aumentos menores no tamanho da cintura, pressão arterial e açúcar no sangue em comparação com aqueles que consomem menos da metade por dia, descobriu um estudo

Ao longo de um período de quatro anos, adultos na casa dos 50 anos e mais velhos que comeram pelo menos três porções de grãos inteiros diariamente adicionaram uma média de meia polegada ao tamanho de sua cintura. Os do grupo de "baixa ingestão", por sua vez, acrescentaram 2,5 cm, em média. Além disso, os participantes do estudo, em média, tiveram leituras de pressão arterial de aproximadamente 125 sobre 75, mas aqueles que consumiram pelo menos três porções de grãos inteiros diariamente mediram, em média, 122 sobre 74.

Da mesma forma, os participantes tiveram níveis médios de açúcar no sangue em jejum de 95 miligramas por decilitro, com aqueles que consumiram as quantidades diárias recomendadas medindo cerca de 1% mais baixo.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados do Framingham Heart Study Offspring Cohort, uma pesquisa em andamento para avaliar os fatores de risco de longo prazo para doenças cardíacas. Eles examinaram os resultados de saúde associados ao consumo de grãos inteiros e refinados ao longo de quase 20 anos para 3.100 adultos na faixa dos 50 anos no início da coleta de dados. Para medir a ingestão diária de grãos, os pesquisadores usaram questionários de dieta que os participantes preencheram a cada quatro anos de 1991 a 2014.

Mesmo depois de levar em conta as mudanças no tamanho da cintura, os aumentos médios nos níveis de açúcar no sangue e na pressão arterial foram maiores em participantes com baixo consumo de grãos inteiros em comparação com aqueles com alto consumo de grãos inteiros.

Por exemplo, aqueles com os níveis mais baixos de grãos integrais em sua dieta tinham pressão arterial, açúcar no sangue e níveis de colesterol acima da média. Além disso, a ingestão menor de grãos refinados levou a um aumento médio menor no tamanho da cintura e um declínio médio maior nos níveis de triglicerídeos a cada período de quatro anos.

A fonte mais comum de ingestão de grãos inteiros entre os participantes foram pães de trigo integral e cereais integrais prontos para comer no café da manhã, enquanto a maioria dos grãos refinados consumidos pelos participantes do estudo veio principalmente de massas e pão branco.

Os grãos integrais têm uma camada externa rica em fibras e uma camada germinativa interna repleta de vitaminas B, antioxidantes e pequenas quantidades de gorduras saudáveis, mas à medida que são processados, os componentes densos em nutrientes dos grãos refinados são removidos.

Fonte: Journal of Nutrition. DOI: 10.1093/jn/nxab177.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários