Notícias de saúde

Pacientes HIV positivos têm mais risco de COVID-19 grave

23 de agosto de 2021 (Bibliomed). As pessoas que vivem com o HIV são mais propensas a apresentarem casos graves de Covid-19 e correm maior risco de morte se hospitalizados se comparados com outras pessoas infectadas com o coronavírus. Isso é o que indicam os resultados de um grande novo estudo. Na pesquisa, verificou-se que quase metade dos homens infectados com o HIV com mais de 65 anos que são hospitalizados por Covid-19 podem morrer.

Os resultados da pesquisa foram divulgados antes de uma conferência sobre AIDS em Berlim, e sugerem que as pessoas com o HIC deveriam ter prioridade para receber as vacinas contra o vírus causador da Covid-19, junto com idosos e outros indivíduos com o sistema imunológico comprometido.

Os dados são especialmente urgentes porque muitos países com grande número de pessoas com HIV estão lutando contra surtos do coronavírus, alimentados pela variante contagiosa Delta e pela escassez de vacinas. Tal é o caso de muitos países da África Subsaariana.

Os pesquisadores, ligados Organização Mundial de Saúde, analisaram dados clínicos anônimos de 268.412 pessoas hospitalizadas com Covid-19 que foram relatados à OMS à partir de registros nacionais de saúde em 37 países de janeiro de 2020 a abril de 2021.

Desse grupo, os pesquisadores tinham dados de 15.522 pessoas de 24 países que também estavam infectadas com om HIV. Estes pacientes tinham uma idade média de 45,5 anos e 37% eram do sexo masculino. Quase 92% estavam sendo tratados com medicamentos antirretrovirais. Além disso, muitos dos pacientes HIV positivos quando hospitalizados por Covid-19, tinham outras condições, tais como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Mais de um terço dos pacientes HIV positivos estavam gravemente doentes no momento da admissão e quase um em cada quatro dos que foram hospitalizados para Covid-19 morreu. O risco de morte em pessoas com mais de 65 anos era ainda maior, e maior para homens mais velhos.

Após ajustes para fatores de confusão, os pesquisadores estimaram que o fato de um paciente ser portador de HIV aumenta as chances de morrer por Covid-19 em 30%.

Fonte: IAS – the International AIDS Society 2021, Berlin.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários