Notícias de saúde

Cozinhar a lenha pode aumentar problemas oculares

17 de agosto de 2021 (Bibliomed). A poluição do ar domiciliar pelo uso de combustível sólido (carvão ou lenha) tem sido associada a maiores riscos da ocorrência da catarata e uma variedade de sintomas oculares agudos, mas a maioria dos estudos anteriores usaram métodos de avaliação de exposição relativamente simples e eram relativamente pequenos. Além disso, as relações do uso de combustível sólido a longo prazo com outras doenças oculares comuns além da catarata, incluindo distúrbios da conjuntiva, ceratite e glaucoma, são pouco compreendidas.

Um novo estudo chinês analisou dados de 486.532 adultos com idades entre 30 e 79 anos recrutados de 10 áreas da China durante 2004 a 2008 para avaliar as associações de uso de combustível sólido para cozinhar a longo prazo com riscos de conjuntivite, catarata, distúrbios de esclera, córnea, íris e corpo ciliar e glaucoma durante aproximadamente 10 anos de acompanhamento.

Nos resultados, foi verificado que o uso de combustível sólido a longo prazo foi associado a riscos 32%, 17% e 35% maiores de distúrbios da conjuntiva, catarata e distúrbios de esclera, córnea, íris e corpo ciliar, respectivamente, mas não associado ao glaucoma. Indivíduos que mudaram de combustíveis sólidos para limpos pareciam ter riscos menores do que aqueles que usaram combustíveis sólidos de forma persistente.

Estes resultados apoiam uma associação significativa entre o uso de combustível sólido e catarata, mas a força da associação parece ser consideravelmente mais fraca em comparação com a observada em estudos anteriores; as associações com distúrbios da conjuntiva e distúrbios de esclera, córnea, íris e corpo ciliar indicam que o uso de combustível sólido pode causar danos mais extensos à saúde ocular, o que deve ser posteriormente investigado.

Fonte: PLOS Medicine (2021). DOI: 10.1371/journal.pmed.1003716.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários